sábado, 29 de junho de 2013

Merkur Futur Review



A Merkur Futur é uma das máquinas mais afamadas pelos aficionados do wetshaving. Uns adoram-na pelo seu formato futurista e construção robusta, outros pela agressividade da maquina nas regulações mais altas e peso inconfundivel, outros como objecto de culto nesta nossa arte.

No entanto, as opiniões não são unanimes e há quem critique o formato e dimensão do seu cabeçal, o seu peso e maneabilidade, o seu cabo por vezes escorregadio, a tampa que salta, a lâmina mais difícil de substituir, enfim….

Após ter testado a minha ultima aquisição (Merkur Futur Mate), eis que vos trago aqui a minha opinião sobre a dita cuja.
Não tomando partidos, decidi ver com os meus próprios olhos, testar o "Ovni" e verificar a fundamentação da crítica (tanto a positiva como a negativa).




1. Construção: É uma maquina extremamente robusta, muito bem construida, parece um “tanque de guerra”, a sensação que temos quando a temos na mão é de que é praticamente indestrutível.
No entanto é nos acabamentos que ela se fica para trás quando comparada com as EJ ou as Muhle. Pena a Merkur não apostar mais na qualidade de construção, principalmente ao nível dos acabamentos.

2. Maneabilidade: É tudo uma questão de hábito, até porque esta máquina pesa em média mais 40g que por exemplo uma MRK 34HD. No entanto notei que se adapta perfeitamente á mão e que o cabo não sendo estriado, consegue ser suficientemente ergonómico para que a máquina assente perfeitamente na nossa mão, e não escorregue assim sem mais nem menos.
Na cara, nos movimentos N/S não tenho qualquer problema, o seu peso ajuda bastante, obviamente que no sentido contrário notamos alguma inércia, mas nada de especial.
Devido ás dimensões do cabeçal, a parte das orelhas, queixo e nariz requerem cuidados especiais, no entanto não tive qualquer problema, ao contrario do que muitos diziam, aqui também é uma questão de hábito ou de educação para o gosto.





3. Cabeçal: Rompe completamente com o que estamos habituados a ver nas outras Safety razors, com dimensões acima da média, e com um sistema inovador de mudança de lamina, que poderá criar alguma confusão inicialmente aos menos experientes, mas que com o habito se revela extremamente fácil de usar.



4. Peso: O seu peso de 122g, faz-se notar logo que pegamos nela, no entanto está extraordinariamente bem distribuído entre o cabeçal e o cabo, fazendo com que não seja necessária o mínimo de pressão na cara para obter resultados excelentes.

5. Péga: Apesar de ter ouvido algumas críticas neste ponto específico, achei que apesar de o cabo ser liso, consegue ser ergonómico e dificilmente a máquina nos escorrega das mãos. Aqui impera o bom senso, pois se pegar na máquina com as mãos ensaboadas ou com óleo, aí a probabilidade de ela nos escapar das mãos será maior. Aqui a MRK bem podia ter optado por outra solução mais consentânea, mas o sentido de estética e o design imperaram neste particular.
O formato arredondado na ponta do cabo, não ajuda muito se a queremos apoiar nos dedos.

6. Agressividade: Dá-nos tudo o que quisermos, do nível 1 (menos agressivo) ao nível 6 (mais agressivo) ,o céu é o limite.A regulação pode ser feita em meio ponto (1, 1.5, 2, 2.5...... até ao nível 6).
Aconselho a começarem no nível 1 e irem progredindo a partir daí até encontrarem o vosso nível de conforto. Aqui não se guiem pelo que os outros dizem pois cada cara é uma cara e se por exemplo para mim o nível 3 está ótimo, para o parceiro do lado pode não ser a mesma coisa.

Como devemos pegar no cabeçal para mudar o nivel de ajustamento sem nos cortarmos (mãos secas)


ou


7. Mudança da lâmina: Super fácil, pois na tampa do cabeçal existe uma reentrância própria para colocar o dedo e fazer pressão até um dos lados da tampa se soltar. Depois de se colocar a lâmina é só fazer pressão na tampa para baixo até as molas encaixarem.
Em termos de facilidade, para mim está ao nível das TTO e mais fácil que as de 2 e 3 peças.



Como soltar a tampa do cabeçal


Removendo a tampa


Voltar a colocar a tampa depois de inserir a lâmina


8. Versões disponíveis: Existem três versões, a Mate, a Cromada e a Dourada, sendo que a dourada é um pouco mais cara do que as outras.

9. Preço: Vi uma grande disparidade de preços para esta máquina, vi preços que começavam nos 50 e iam até aos 80 euros, é uma questão de se procurar bem e aproveitar os descontos.

10. Laminas utilizadas: Utilizei tanto as Feather como as Derby extras e as Personna red pack, no entanto penso que a máquina vai bem com diversos tipos de lâminas, aqui o gosto pessoal é que manda.

11. Se a recomendaria: Sem dúvida alguma que sim, para quem já tem alguma experiencia nestas andanças do wet shaving, para os iniciados existem melhores alternativas, até porque se arriscavam a perder tempo com os ajustes da máquina negligenciando questões básicas como a pressão correcta ou o angulo de corte.

12. Vale a pena o investimento: Sem dúvida alguma que SIM

1 comentário:

  1. A Futur foi minha primeira máquina, e nunca tive qualquer motivo de reclamação dela.

    Esta máquina não tem defeitos. Dentro de suas características, ela é perfeita ou quase isso.

    Sinceramente, não tive qualquer dificuldade em iniciar no wetshaving com ela. As graduações, pelo contrário, me ajudaram a aprender mais rápido e evitar cortes, regulando ela em 1, e 2 com lâmina mais agressivas, e em 4, ou ate 5 com lâminas suaves.

    ResponderEliminar